quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Presidente da AGERGS fala sobre problemas com a AES SUL

A convite do vereador Serjão, participou da sessão ordinária do dia 19/02 o conselheiro presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs),  Carlos Martins, para  esclarecer sobre o mal atendimento da AES SUL  com a comunidade, que sofreu por vários dias com  a falta de energia e outros estragos causados pela tempestade do dia 31 de janeiro no município de Novo Hamburgo.

Martins  disse “A AGERGS solicitou para a AES SUL que até quarta- feira (05/02) depois do temporal  mostrasse um gráfico de quantas pessoas estavam sem energia, e foi mostrado que ate quarta -feira estavam mais de 3 mil pessoas sem luz. Carlos ainda ressalta  “Em nenhum momento se justifica que Novo Hamburgo ficasse sem energia a mais de 1 semana. A AES SUL precisa estar preparada para este tipo de emergência. Ainda mais neste calor que era inadmissível. A ideia é buscar junto a ANEEL alternativas e regras para melhorar o atendimento.”

Vereador Serjão questionou de quem é a responsabilidade de recolhimento de postes caídos, que foram aproximadamente 200 postes em Novo Hamburgo, e quem é responsável pelo contrato da AES Sul dentro de Novo Hamburgo, o Município ou o Estado? Por fim, Serjão disse que a AES Sul precisa divulgar o quanto arrecada, não só o quanto investe. “E temos de ter um telefone exclusivo para a comunidade local. O órgão regulador deve pedir
isso.” Martins explicou que a concessão não é municipal nem estadual, mas federal. “Por isso o regramento parte da Aneel. O fim da concessão à AES Sul em Novo Hamburgo está previsto para 2027.” E a responsabilidade pelos postes, destacou, é da AES Sul. Ele ainda concordou com o vereador que as multas sejam transformadas em termos de ajuste de conduta. Mas ele apontou que dos R$ 154 milhões arrecadados em multa nos últimos anos, R$ 34 milhões são multas por não cumprimento de termos de ajustamento de conduta.



Ainda foi divulgado o número da AGERGS 0800 727 0167, para a comunidade recorrer quando precisar. 

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