A convite do vereador Serjão, participou da sessão
ordinária do dia 19/02 o conselheiro presidente da Agência Estadual de
Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Carlos Martins, para esclarecer sobre o mal atendimento da AES SUL com a comunidade, que sofreu por vários dias
com a falta de energia e outros estragos causados pela tempestade do
dia 31 de janeiro no município de Novo Hamburgo.
Martins disse
“A AGERGS solicitou para a AES SUL que até quarta- feira (05/02) depois do temporal mostrasse um gráfico de quantas pessoas estavam sem energia, e foi mostrado que ate quarta
-feira estavam mais de 3 mil pessoas sem luz. Carlos ainda ressalta “Em nenhum momento se justifica que Novo Hamburgo ficasse sem energia a
mais de 1 semana. A AES SUL precisa estar preparada para este tipo de emergência.
Ainda mais neste calor que era inadmissível. A ideia é buscar junto a ANEEL alternativas e regras para
melhorar o atendimento.”
Vereador Serjão questionou de quem é a
responsabilidade de recolhimento de postes caídos, que foram aproximadamente 200 postes
em Novo Hamburgo, e quem é responsável pelo contrato da AES Sul dentro de
Novo Hamburgo, o Município ou o Estado? Por fim, Serjão disse que a
AES Sul precisa divulgar o quanto arrecada, não só o quanto investe.
“E temos de ter um telefone exclusivo para a comunidade local. O órgão
regulador deve pedir
isso.” Martins explicou que a concessão não é
municipal nem estadual, mas federal. “Por isso o regramento parte da Aneel. O fim
da concessão à AES Sul em Novo Hamburgo está previsto para 2027.” E a
responsabilidade pelos postes, destacou, é da AES Sul. Ele ainda concordou
com o vereador que as multas sejam transformadas em termos de ajuste de
conduta. Mas ele apontou que dos R$ 154 milhões arrecadados em multa nos
últimos anos, R$ 34 milhões são multas por não cumprimento de termos de
ajustamento de conduta.
Ainda foi
divulgado o número da AGERGS 0800 727 0167, para a comunidade recorrer quando
precisar.
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