Sobre Mim


 











 Nome: Sergio Luís Hanich
Conhecido como "Serjão do Águia"
Nascimento: 01/09/1961
Local: Novo Hamburgo/RS


 O Vereador Serjão foi eleito nas eleições de 2008 como o Vereador mais votado da cidade de Novo Hamburgo, com cerca de 4434 votos. Em 2010 foi vice-presidente da Câmara Municipal e, atualmente, integra as Comissões de Saúde e Meio ambiente da Casa.
Seu principal foco, neste momento, tem sido a luta pela melhoria do sistema de saúde de nossa cidade, sem o qual a população não tem as condições necessárias para viver dignamente e poder trabalhar para melhorar suas vidas. Além disso, Serjão continua se empenhando pelas sempre necessárias obras públicas, através das quais o vereador já é conhecido.


Confira entrevista concedida por Serjão ao Jornal Câmara Notícias em 2010:
12ª edição do Jornal Câmara Notícias
Vereador mais votado nas últimas eleições, com 4.434 votos, Sergio Luis Hanich (PMDB) é natural de Novo Hamburgo e tem 49 anos. Serjão, como é conhecido, assume seu primeiro mandato na Câmara como titular com foco na saúde e nas obras públicas. Motorista profissional, atuou como dirigente no sindicato da categoria. Entre 2005 e 2008, ocupou cargo na Secretaria de Obras no governo de Jair Foscarini. No Legislativo integra a Comissão de Obras e Serviços Públicos, além da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista e a da Criança e do Adolescente. Com base eleitoral em Canudos, o atual vice-presidente da Casa tem sua atuação marcada pelo contanto permanente com a comunidade e pela oposição à Administraço Municipal.
Como está sendo sua experiência como vereador titular?
Serjão: Devido ao trabalho como motorista de ônibus e por ter sido empresário da noite por um tempo, tornei-me bastante conhecido em Canudos. A partir de então, passei a atuar junto à comunidade, reivindicando melhorias para o nosso bairro. Estive na Câmara por outras vezes como suplente, mas o dia a dia no Legislativo é muito diferente. Somos cobrados o tempo inteiro, e concordo com isso, pois o vereador é o representante legítimo da comunidade. Confesso que estou decepcionado com as limitações do nosso trabalho. Acredito, porém, que todos os vereadores deveriam se dedicar exclusivamente ao mandato. Vejo as necessidades do povo, mas pouco podemos fazer, a não ser cobrar da Prefeitura que realize as melhorias. Outra decepção é ver o caos que está a saúde no nosso Município.
O senhor tem a saúde como foco do seu mandato. O que é preciso melhorar?

Serjão: É muito difícil a situação de quem necessita da saúde pública. Tenho ido aos postos e vejo as pessoas na fila durante a madrugada. E isso não significa que irão conseguir a consulta. Além de clínicos, pediatras e dentistas, faltam especialistas nas mais diversas áreas. Há ainda dificuldades para marcação de exames e para a realização de cirurgias. É muito tempo de espera. Minha maior tristeza é não conseguir resolver esses problemas. Acredito que falta vontade política por parte da Administração, e falta também a união dos vereadores, que deveriam cobrar mais. Preocupo-me ainda com as pessoas com deficiência, pois não têm acesso a muletas e cadeiras de rodas. A Prefeitura tem uma coordenadoria destinada a elas, mas pouco faz para ajudá-las. Sem contar as obras do hospital que estão paradas. É uma vergonha!
Qual a sua avaliação do atual governo?
Serjão: Acho que o Prefeito fez muito pouco ou quase nada daquilo que prometeu. Como sempre, a Administração tem se preocupado mais com a zona central da cidade, deixando os bairros e vilas mais distantes de lado. Outra promessa foi a passagem integrada, que até agora não saiu do papel. O transporte público continua ruim e caro. Além disso, muitos ônibus ainda circulam sem cobrador, dificultando a vida de motoristas e usuários.
O senhor teve diversos projetos rejeitados ou vetados. O fato se deve à oposição que faz ao governo?

Serjão: Acredito que sim. Mas se a Câmara se posicionasse no seu direito de Poder independente, isso não aconteceria. Quando um projeto é bom para a comunidade, independente de quem é o autor, os vereadores deveriam aprová-lo. Ou mesmo derrubar o veto. Cito as propostas para a regulamentação de espaço exclusivo para os carros fortes, com objetivo de trazer mais segurança, e aquela que cria um cartão de isenção de passagem nos ônibus para crianças até seis anos. Projetos que só trariam benefícios à população. Como o Prefeito manda na maioria, passa somente o que lhe interessa. Isso vai de encontro com a atuação do parlamentar. As pessoas nos ligam, cobram a presença do vereador e a solução dos problemas. Mas de que adianta tanta correria? Digo que os dias em que menos trabalho são terça e quinta, durante as sessões, porque o resto do tempo é integralmente dedicado aos hamburguenses. Creio que um político só pode estar feliz se o povo está feliz.
Como foi a sua experiência na Secretaria de Obras?
Serjão: Atuei na subsecretaria de Canudos de 2005 a 2008. E posso dizer que aprendi muito. Quando falo alguma coisa ou faço cobranças, é com conhecimento de causa. Sei os prazos, o que é possível ou não fazer. E tudo o que peço não é para mim, mas sim para a população. Tenho que destacar também o trabalho dos funcionários do quadro, que estão sempre dispostos a ajudar.
Qual aprendizado nas eleições deste ano, quando o senhor concorreu à vaga na Assembleia?

Serjão:
 Fiquei satisfeito com o resultado. Apesar da falta de apoio do meu partido, aumentei a votação que fiz para vereador. É duro fazer uma campanha estadual, ainda mais quando se é boicotado pelos próprios companheiros que deveriam te ajudar. Se existisse uma janela hoje, certamente sairia do PMDB. E não foram só as eleições. É triste ter seus projetos rejeitados pelos colegas de bancada.
Maior bairro precisa de atenção
Sergio Hanich luta para que Canudos receba a devida atenção do poder público. Com cerca de 86 mil habitantes, o bairro é o maior de Novo Hamburgo, concentrando um terço da população do Município. Segundo o vereador, os governantes só se lembram da região na hora de pedir votos e de arrecadar impostos. “Os maiores investimentos são sempre na área central”, reclama. Serjão afirma que são muitas as necessidades daquela comunidade. Entre elas, destaca a construção de uma UBS 24 horas e de mais escolas de educação infantil. Para ele, falta ainda infraestrutura. “Existem muitas pontes de madeira e ruas sem asfaltamento. Sem contar os alagamentos. Deveria ter uma casa de bombas na vila Kipling, pois toda vez que chove forte a situação se repete.”

Filiações partidárias:
Filiado ao PMDB.
Mandatos eletivos:
Vereador Suplente na 14ª Legislatura (2005-2008)
Vereador Titular na 15ª Legislatura (2009- 2012)
Foi presidente do Sindicato dos Rodoviários. Nas eleições de 2000, concorreu pela primeira vez a vereador, pelo PSB, na qual ficou como 1º suplente. No pleito de 2004, classificou-se como 5º suplente para a 14ª Legislatura (2005-2008), obtendo 1.413 votos. Na administração do prefeito Jair Foscarini (2005 – 2008) ocupou cargo na Secretaria de Obras. Em outubro de 2008, tornou-se o vereador mais votado da eleição com 4.434 votos e por esse motivo presidiu a sessão de posse dos vereadores da 15ª Legislatura. Sua base eleitoral se concentra no Bairro Canudos, principal colégio eleitoral de Novo Hamburgo.