sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto do Ficha Limpa de Novo Hamburgo é REJEITADO!

Na Sessão Ordinária da Câmara, dia 21 de Julho de 2011, já passavam das 19:30hs quando finalmente saiu o resultado do polêmico Projeto de Lei nº 24/2011, que ficou conhecido como Ficha Limpa Municipal. E mesmo com o forte apelo da Comunidade Hamburguense a favor da nova lei, o Projeto de autoria de Jesus Maciel Martins e Serjão Hanich foi rejeitado pela base governista por 7 votos contra 6.

Serjão defendendo o Ficha Limpa
Foto: Douglas Cypriano/CM
O projeto já tramitava pela casa desde o dia 8 de Abril para ser estudado pelos vereadores. No primeiro turno da votação, foi aprovado por unanimidade, 12 votos a zero, lembrando que o Presidente da Câmara não pode votar e, no dia em questão da primeira votação, o Vereador Ito Luciano (PMDB) estava ausente. 

Quando o projeto seria votado em segundo turno, o Vereador Ito Luciano, ausente na primeira votação, fez um pedido de vistas, que adia a votação por mais 15 dias para estudar o projeto. Findado este tempo, foi a vez do Vereador Betinho Koch (PT) prorrogar o pedido de vistas, requisitando mais 15 dias. Por força de estatuto, o tempo máximo de vistas é de 30 dias.

Jesus defendendo o Ficha Limpa
Foto: Douglas Cypriano/CM
Mais de 3 meses depois, chegou o dia da votação final do Ficha Limpa. Ainda que já houvesse tempo suficiente para o texto ser estudado, a votação se extendeu por mais de 3 horas. Sucessivos requerimentos de reuniões de bancadas e interrupções da Sessão ocorreram. O resultado final foi 7 votos contra 6, expondo a mudança de posicionamento de inúmeros vereadores. O Presidente da casa Leonardo Hoff, não pode votar, mas se manifestou a favor do Ficha Limpa.

Quem votou contra e quem votou a favor?

Votaram a favor:

Sergio Hanich (PMDB, autor), Jesus Maciel Martins (PMDB, autor), Volnei Campagnoni (PCdoB), Raul Cassel (PMDB), Gerson Peteffi (PSDB) e Carlinhos Schenlrt (PMDB);

Votaram contra:

Ito Luciano (PMDB), Betinho Koch (PT), Carmen Lúcia Ríes (PT), Ricardo Ritter - Ica (PDT), Antônio Lucas (PDT), Alexander Rönneu (PT) e Matias Martins (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber a sua opinião. Deixe um comentário sobre este artigo e logo entraremos em contato. Obrigado!