terça-feira, 24 de maio de 2011

Obras no esgoto de Canudos começam em 120 dias, segundo Jorge Koch

Na Sessão ordinária desta Terça-feira, dia 24, o Vereador Sergio Hanich lembrou de forma otimista da visita que fez à Rua Ícaro, no bairro Canudos, onde conversaram com Jorge Koch, Diretor de Esgoto Pluvial de Novo Hamburgo.

Moradores do bairro Canudos reuniram-se dia 9 de Maio, na Rua Ícaro, junto aos vereadores Sergio Hanich (PMDB) e Jesus Maciel Martins (PTB), para reivindicarem providências que evitem novas
enchentes, como a do feriado da última Sexta-feira Santa, 22 de Abril, que alagou ruas e casas. A pedido do Vereador Serjão, o Diretor de Esgoto Pluvial de Novo Hamburgo, Jorge Koch, compareceu no local para ouvir a comunidade. Segundo ele, obras de melhorias começam em 120 dias.

A reunião teve início às 18:00hs e se estendeu até as 20:30hs. Os moradores demonstravam impaciência pois tinham um grande número de reclamações a fazer, por vezes, tendo os vereadores que acalmar os ânimos dos populares. Problemas com as cheias do Arroio Peri foram os principais focos de reivindicações. Serjão lembrou que a subsecretaria de Canudos precisa de equipamentos de proteção, que já estão em falta para situações de emergência. O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Canudos, Evaldo Machado, disse que estavam presentes apenas contribuintes com escrituras legalizadas, sendo pagadores de impostos. Por isso exigiam uma solução definitiva.

Outros moradores falaram de inúmeros problemas, inclusive, para alguns, as enxurradas passaram a ocorrer depois que um loteamento situado na divisa entre Novo Hamburgo e Campo Bom surgiu, não havendo estudos e dados concretos sobre isso. Como prejuízo da última chuvarada, muitas famílias perderam seus móveis e tiveram suas casas danificadas. Além dos danos materiais, problemas de saúde também vêm com as águas da chuva: dona Geovana, 43 anos, residente da Rua Londres, está fazendo tratamento contra leptospirose, devido ao contato que teve com a água contaminada pela urina de ratos.

Após ouvir todas as reclamações e sugestões, o Diretor Jorge Koch declarou que as melhorias para Canudos estão inclusas no orçamento do PAC2, que utiliza recursos federais. Disse também que a obra que precisa ser feita é chamada de Macrodrenagem e terá custo de 8 milhões de reais, sendo a solução definitiva para o problema dos alagamentos nesta região do bairro. Será construída uma galeria de 1300 metros na Rua Ícaro, além do alargamento da mesma, o que facilita o escoamento da água. As obras devem começar em 120 dias.

 Os vereadores presentes, Jesus e Serjão, aceitaram, junto à comunidade, a proposta do Diretor. “Devemos dar um voto de confiança”, afirmou Serjão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber a sua opinião. Deixe um comentário sobre este artigo e logo entraremos em contato. Obrigado!